quarta-feira, 22 de março de 2017

LIXO: COMISSÃO INTERMUNICIPAL VAI DISCUTIR FORMAÇÃO DE CONSÓRCIO


Em Ananindeua, vereadores, órgaos de municípios da região metropolitana e representantes de entidades populares reafirmaram a proposta de consórcio intermunicipal

A comissão de representantes de órgãos e poderes públicos e de entidades da sociedade civil dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba vão se reunir, provavelmente na próxima semana, para tratar da criação do consórcio intermunicipal que vai cuidar da política de gestão dos resíduos sólidos da região metropolitana de Belém.

A comissão foi proposta durante reunião realizada no dia 8 de março, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com a presença de representantes do governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais dos municípios de Ananindeua e Marituba, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará e outras entidades.

Esse foi o principal encaminhamento decidido, ontem (21/03), durante sessão especial da Câmara Municipal de Ananindeua, com participação de vereadores e representantes populares dos três municípios. Presente ao evento, o deputado Eliel Faustino ficou responsável por combinar com o governo do Estado a definição da data, local e hora do encontro. O deputado é o líder do governo na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Durante a sessão especial da Câmara de Vereadores de Ananindeua, o vereador Toré Lima representou o Legislativo de Belém.

“Houve uma feliz coincidência de propostas apresentadas nas reuniões das câmaras municipais de Belém, no dia 13 de março, e de Ananindeua, o que demonstra que há uma compreensão dos problemas existentes e soluções necessárias”, afirmou Toré Lima. O vereador será o representante titular da Câmara Municipal de Belém na comissão de representantes que vai cuidar do assunto, junto com o vereador Augusto Sefer (suplente).

Nas duas reuniões, a criação do consórcio intermunicipal para cuidar da gestão dos resíduos sólidos da região metropolitana foi reafirmada pelos participantes como a principal proposta de solução, confirmando o que foi inicialmente debatido na reunião do dia 8 de março, com mediação da Semas.

“Estou confiante nos resultados. Primeiro, todos estão convencidos de que a solução é metropolitana, com esforços de todos os municípios da região; segundo, a sociedade civil está presente e ativa, envolvida na solução dos problemas. Essa união de esforços é decisiva para os resultados futuros!”, avaliou Toré Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário