sexta-feira, 27 de abril de 2018

Meio Ambiente: CONFERÊNCIA MUNICIPAL REÚNE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS



 Toré Lima: “Fico muito feliz em ver milhares de alunos mobilizados em torno de um tema tão importante para a sobrevivência do Planeta e da humanidade. Isso significa que há, sim, esperança no futuro"

 A Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém realiza, nesta sexta-feira (27/04), a I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos cuidar de Belém cuidando das águas”.

O evento acontece na Escola Municipal Benvinda de França Messias, localizada no bairro de São Braz, com a participação de delegados eleitos nas escolas públicas de Belém. A Conferência é organizada pela Coordenadoria do Ensino Fundamental. O vereador Toré Lima (PRB) representou o Legislativo Municipal.


Segundo os organizadores, o evento “é uma ação de educação ambiental, que busca estimular processos dialógicos e participativos, enfocando a importância da ação coletiva e da atuação em rede”. É um processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores e a comunidade escolar, para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levem adiante as ideias acordadas entre todos.

A Conferência, que foi antecedida de conferências escolares, é evento preparatório às conferências Estadual e Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerão em junho.


Durante a conferência, que se encerra às 14h, treze projetos serão apresentados, todos associados ao tema do evento. Desses, quatro serão eleitos para representar Belém nas conferências seguintes, sendo dois projetos de Belém, um de Icoaraci e outro de Outeiro.

“Fico muito feliz em ver milhares de alunos mobilizados em torno de um tema tão importante para a sobrevivência do Planeta e da humanidade. Isso significa que há, sim, esperança no futuro. Foi esse mesmo sentimento que me mobilizou a apresentar projeto de lei criando a Semana Municipal da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Toré Lima.

O projeto de lei apresentado por Toré Lima foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito de Belém, transformado na lei 9.362/2018.
Durante o evento, houve apresentações especiais de estudantes das escolas municipais