sábado, 10 de março de 2018

TUCUNDUBA: O TRABALHO DE LIMPEZA CONTINUA

Toré Lima: “Este é um serviço paliativo, mas necessário e importante. Os efeitos desse trabalho dependerão dos cuidados da população com o canal: quanto mais tempo ele for mantido limpo, livre dos entulhos e do lixo, menores os riscos de inundação”

Há dois dias que homens da Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) estão realizando limpeza no igarapé Tucunduba. O trabalho está sendo feito a pedido do vereador Toré Lima, depois de solicitação apresentada ao titular da Sesan, Cláudio Mercês. O trabalho está começando pela Terra Firme, devendo continuar depois em Canudos e no Marco.

A limpeza vai continua ao longo das margens do Tucunduba,
nos bairros da Terra Firme, Marco e Canudos
Nesta etapa, a prioridade é a limpeza de locais onde é difícil a entrada de máquinas da Sesan. São locais onde o canal do igarapé está total ou parcialmente coberto por residências. Nesses locais, é grande o acúmulo de lixo, o que impede ou dificulta o escoamento da água das chuvas, ajudando no alagamento das vias públicas e residências.

Ontem, os trabalhadores da Sesan retiraram muito material descartado que não deveriam estar no canal, como colchão e móveis, além de muito lixo residencial. Lamentavelmente, em alguns locais onde o canal está obstruído, ainda há moradores que tentam impedir o trabalho dos homens da Sesan. Uma coisa precisa ficar claro para todos: sem a limpeza do igarapé, a água vai acumular e provocar alagamento.
Falta mais cuidado da população com o canal.
Muito material indevido nele é jogado, ajudando
a obstruí-lo, causando inundação

Nesses dois primeiros dias – quinta e sexta-feira – o trabalho se concentrou nas Passagens Lambaris e Vilhena. A previsão é que, até a próxima terça-feira (13/03), a limpeza chegue à Rua Roso Danim e Avenida Cipriano Santos.

Paliativo – “Este é um serviço paliativo, de efeito temporário, mas necessário e importante. Os efeitos desse trabalho dependerão dos cuidados da população com o canal: quanto mais tempo ele for mantido limpo, livre dos entulhos e do lixo, menores os riscos de inundação”, afirmou o vereador Toré Lima. Nas conversas com os moradores, ontem, ele reforçou essa necessidade de não se jogar lixo no igarapé.

Obras de saneamento – Enquanto isso, continua a cobrar da Prefeitura de Belém/Sesan algumas obras de saneamento e pavimentação de vias públicas, como a Rua Roso Danim, a Avenida Cipriano Santos, Rua Jabatiteua, Travessa Vileta, Passagem José Leal Martins e a Travessa Timbó, que estão intransitáveis. Essas são vias públicas importantes dessas áreas dos bairros do marco e Canudos, que são importantes corredores de acesso e que interligam esses bairros a outras áreas de Belém.

Defesa Civil – Em outra frente de trabalho, o vereador Toré Lima está empenhado em conseguir recursos federais para obras de saneamento de parte do bairro do Marco.

Ontem (sexta-feira), ele se reuniu com o titular da Sesan, Cláudio Mercês, com a diretora nacional da Defesa Civil (órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional), Adelaide Maria Nacif , o engenheiro Antonio Carlos, da Defesa Civil Nacional. A reunião aconteceu na Sesan.

Nesta etapa, o objetivo é a reconstrução do guarda-corpo e construção de calçamentos laterais nos canais da União, José Leal Martins, Vileta, Cipriano Santos e, possivelmente, o fechamento do Canal da Tv. Timbó, uma solicitado dos moradores. A próxima etapa será a elaboração de um projeto, com plano de trabalho, pra ser aprovado pelo Prefeito e pelo Ministério da Integração através da Defesa Civil.

“Estou trabalhando pra garantir essas obras e serviços. Esse é o meu papel: apresentar as reivindicações da população, propor, sugerir aos órgãos públicos. Vereador não executa obra ou serviço, apenas solicita e fiscaliza a execução”, a firmou Toré Lima.