quarta-feira, 21 de março de 2018

BELÉM TERÁ SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

 Aprovado à unanimidade pela CMB, o projeto vai ao prefeito de Belém, para sanção. As atividades serão realizadas por todas as escolas públicas de Belém

A Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou, durante sessão ordinária de ontem (20/03), projeto de lei que cria a "Semana de Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável". O projeto, de autoria do vereador Toré Lima (PRB), foi aprovado com o voto de todos os vereadores presentes. 

O projeto aprovado prevê a realização de atividades educativas e ambientais durante cinco dias, em datas próximas ou coincidentes com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, em todas as escolas da rede pública de Belém. A programação da Semana de Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável será realizada sob coordenação das secretarias municipais de Educação (Semec) e do Meio Ambiente (Semma).

Programação - A programação da semana deverá incluir atividades que deem destaque  à importância da preservação do meio ambiente, do uso racional dos recursos naturais, do desenvolvimento sustentável e, ainda, sobre noções de separação, coleta e reciclagem de materiais orgânicos e inorgânicos.

Para atender à temática da semana, Semma e Semec poderão propor parcerias institucionais a universidades e/ou faculdades públicas e instituições de pesquisa que detenham conhecimento, estudos e/ou pesquisa sobre assuntos relacionados ao tema da semana.

De acordo com o projeto de lei aprovado, as secretarias municipais coordenadoras da Semana da Educação do Meio Ambiente deverão mobilizar mobilizar não apenas a comunidade escolar, mas também os moradores e entidades populares próximas às escolas e a população em geral.

Vereador Toré Lima deu destaque
à importância da Amazônia ao
meio ambiente
"Rios voadores" - Sobre a importância da conscientização da sociedade sobre o meio ambiente, Toré Lima destacou o papel que tem a floresta amazônica ao Planeta.

"Em seus 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta amazônica bombeia, todos os dias, pela transpiração das folhas, 20 trilhões de litros de água do solo para a atmosfera. É mais do que o rio Amazonas despeja diariamente no oceano Atlântico, 17 trilhões de litros. Só a energia solar consumida nessa evaporação é igual à produção de 50 mil Itaipus!", afirmou ao justificar seu projeto de lei.

"Esses deslocamentos atmosféricos de umidade, invisíveis para quem está aqui embaixo, são verdadeiros rios voadores. Apesar disso, por pura ignorância ou má fé impulsionada pela ganância desenfreada, a floresta continua sendo abatida, todos os dias, para o desenvolvimento de atividades econômicas ilegais", concluiu.

Aprovado, o projeto segue ao prefeito de Belém para sanção.