sexta-feira, 31 de março de 2017

TORÉ LIMA SE REUNIU COM MINISTRO HELDER PARA TRATAR SOBRE O TUCUNDUBA

A proposta apresentada por Toré Lima ao ministro Helder Barbalho visa incluir áreas adjacentes ao igarapé Tucunduba e que estão fora da etapa atual

O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, recebeu o vereador Toré Lima em audiência, na tarde de ontem (30/03), em Brasília. O assunto principal da conversa foram as obras complementares da Macrodrenagem do Igarapé Tucunduba, que não estão incluídas na etapa atual, tocada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

A presente etapa tem extensão de 820 metros, localizada entre a Rua São Domingos, no bairro da Terra Firme, e a Rua dos Mundurucus, em Canudos, cujas obras têm orçamento de R$ 35 milhões. A proposta apresentada por Toré Lima ao ministro Helder Barbalho incluirão áreas adjacentes ao igarapé Tucunduba e que estão fora desta etapa.

O ministro mostrou-se sensível à situação degradante em que vive a população ao longo do igarapé Tucunduba e garantiu empenho em ajudar. Propôs a Toré Lima uma nova audiência, agora com a presença de representante da Sedop e/ou da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), para tratar da elaboração do projeto e definição de orçamento para as obras.

“Conheço o drama terrível que vivem aquelas famílias ao longo do Tucunduba, especialmente nestas épocas de chuvas fortes e marés altas. O projeto atual vai beneficiar diretamente apenas aquelas famílias que moram às margens do igarapé. O que estou buscando é a inclusão de famílias que estão nas adjacências do igarapé, que são milhares”, afirmou Toré Lima ao falar sobre a proposta apresentada ao ministro da Integração Nacional.

O vereador afirmou saber que a elaboração de um projeto de infraestrutura e a definição de recursos para as obras não se resolvem de uma hora pra outra.

“Sei que os benefícios não virão por um toque de varinha mágica, de uma hora pra outra, mas é preciso tomar a iniciativa, dar o primeiro passo. É o que estou fazendo”, concluiu.

Toré Lima vai se reunir com o prefeito Zenaldo Coutinho, já na próxima semana, para definir as diretrizes do projeto. Ele deseja voltar a Brasília o mais rápido possível, levando o projeto e seu orçamento.

quinta-feira, 30 de março de 2017

TORÉ LIMA COBRA REINICIO DAS OBRAS DA MACRODRENAGEM DO TUCUNDUBA (II)


O vereador Toré Lima está em Brasília, hoje, para participar de audiência com o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional. Ele retorna a Belém ainda hoje.

Ao ministro, Toré Lima vai apresentar proposta de financiamento de obras complementares ao projeto de Macrodrenagem do Igarapé Tucunduba, em execução pelo governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

As propostas apresentadas ao ministro foram discutidas, antes, com o prefeito Zenaldo Coutinho, que as aprovou.

Ontem (29/03), da tribuna da Câmara Municipal de Belém, Toré Lima falou sobre a necessidade de reinício e conclusão da obra e de sua viagem a Brasília.

quarta-feira, 29 de março de 2017

TORÉ LIMA COBRA REINÍCIO DAS OBRAS DA MACRODRENAGEM DO TUCUNDUBA



Toré Lima: “O governo do Estado precisa reiniciar aquelas obras o mais urgente possível. Não é suportável ver aquele povo mantido nas atuais condições de vida em que se encontra”

O vereador Toré Lima (PRB) cobrou do governo do Estado, durante a sessão ordinária de hoje da Câmara Municipal de Belém, a retomada das obras da macrodrenagem do igarapé Tucunduba, que corta os bairros do Marco, Terra Firme, Canudos e Guamá, na capital paraense.

A atual etapa das obras, iniciada no ano passado, tem extensão de 820 metros, entre a Rua São Domingos, na Terra Firme, e a Travessa dos Mundurucus, em Canudos. Ela está orçada em R$ 35 milhões. A obra é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

“O governo do Estado precisa reiniciar aquelas obras o mais urgente possível. Não é suportável ver aquele povo mantido nas atuais condições de vida em que se encontra”, afirmou o vereador.

Toré Lima propôs que os vereadores façam uma visita à área a ser contemplada, na companhia de técnicos da Sedop, e vejam in loco as condições de vida dos moradores ao longo do igarapé Tucunduba e assumam a defesa de retomada das obras.

No dia 13 de março, Toré Lima foi à Sedop e se reuniu com o secretário adjunto Márcio Viana e técnicos do órgão, quando solicitou informações sobre o projeto. Naquela ocasião, o vereador ouviu de Márcio Viana a informação de que a obra seria reiniciada em breve, o que ainda não aconteceu.