segunda-feira, 25 de setembro de 2017

TORÉ LIMA PROPÕE CRIAÇÃO DE "SEMANA DO MEIO AMBIENTE" NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


Com a proposta de criação da "Semana de Educação Ambiental", Toré Lima deseja levar às escolas municipais a discussão inadiável sobre as ameaças ao Planeta e à humanidade

Durante uma semana inteira, no mês de junho, as escolas públicas municipais deverão estar voltadas à realização de eventos relacionados à preservação do meio ambiente, o uso racional dos recursos naturais e as boas práticas para o desenvolvimento sustentável. É o que propôs o vereador Toré Lima, na última terça-feira (19/09), à Câmara Municipal de Belém, na forma de projeto de lei, criando a “Semana de Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável nas escolas públicas do Município de Belém”.

De acordo com a proposta, todas as unidades escolares municipais deverão cumprir uma série de eventos voltada à promoção do esclarecimento sobre os temas, como palestras, debates, oficinas, exibição de filmes e vídeos, entre outros, com a participação de todos os membros da comunidade escolar local. A programação será coordenada pelas secretarias municipais de Educação (Semec) e do Meio Ambiente (Semma). O mês de junho foi escolhido para coincidir a programação com a data nacional do meio ambiente, 5 de junho.

Ao justificar sua proposta, Toré Lima recorreu à lei federal nº 9.795/99, que estabeleceu a educação ambiental como um tema que permeia todas as relações e atividades escolares, mas não como disciplina no currículo básico. Ou seja, ela está inserida no currículo escolar como tema transversal.

Toré Lima também citou os recentes e graves acidentes naturais causados por furações nas regiões do Caribe, Golfo do México e sul dos Estados Unidos da América (EUA), apontados por meteorologistas e outros cientistas como resultado do aquecimento global, ou seja, resultado das interferências do homem sobre a Natureza, fatos que devem chamar a atenção da população.

“Todos os anos, há décadas, esses fenômenos naturais ocorrem nessas regiões, mas, atualmente, com uma diferença: eles vêm ocorrendo com força e violência crescentes, gerando consequências ainda mais danosas. E isso, dizem os cientistas, com raríssimas discordâncias, têm a ver com as alterações causadas pelo homem ao meio ambiente”, afirmou o vereador.

Ele também citou as agressões à Amazônia, especialmente o desmatamento ainda desenfreado e as queimadas, como outra causa com consequências graves ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas.

“A destruição de extensas áreas de florestas por madeireiras e para o avanço da pecuária e da soja, assim como pelo crescimento da garimpagem ilegal de ouro e outros minérios, avança mesmo em áreas protegidas. A polêmica gerada pela decisão do presidente Temer de extinguir a Reserva Nacional do Obre e Associados (Renca), localizada entre os estados do Pará e Amapá, não se dá sem motivo”, concluiu.

Com a criação da “Semana de Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável nas escolas públicas do Município de Belém”, Toré Lima espera que essa discussão sobre o meio ambiente, em todas as suas variáveis, seja levada às escolas, envolvendo adolescentes e jovens em uma discussão que é necessária, inadiável e imprescindível.

“É o futuro do nosso planeta e das próximas gerações que está em jogo”, finalizou.