quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CÂMARA MUNICIPAL VAI À CELPA EM DEFESA DOS USUÁRIOS DE BELÉM

“Os usuários de Belém estão sendo roubados pela Celpa”, afirmou o vereador Toré  Lima. É dele a proposta de uma representação da CMB e da sociedade para cobrar explicações à concessionária

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Belém (CMB), na manhã de hoje, o vereador Toré Lima propôs, na forma de requerimento, a formação de uma representação do Legislativo Municipal para ir ao comando da concessionária Centrais Elétricas do Pará (Celpa), aqui na Capital, e cobrar explicações sobre as denúncias de abusos cometidos pela empresa na fiscalização dos serviços e na cobrança aos usuários pela prestação do serviço.

Toré Lima tomou a iniciativa depois do grave incidente, ontem (21/11), quando o funcionário de uma empresa terceirizada da concessionária foi ferido a bala por um usuário, no bairro do Guamá.

Ao se pronunciar, Toré Lima condenou a violência contra o trabalhador, mas afirmou que a empresa vem cometendo abusos na cobrança pelo serviço de fornecimento de energia elétrica e na sua fiscalização.

“Os usuários de Belém estão sendo roubados pela Celpa”, afirmou o vereador. A afirmação do vereador se deu com base em denúncias que ele tem recebido de dezenas de usuários da concessionária, na Câmara Municipal e durante as andanças que faz pelos bairros de Belém.

Nas denúncias que tem ouvido, Toré Lima afirmou que usuários que são beneficiários da tarifa social estão sendo obrigados a assinar notificação reconhecendo furto de energia elétrica, com o pagamento de multas com valores exorbitantes e, ao final, ainda perdem o benefício da tarifa social. E isso está causando problemas graves às famílias de baixa renda, que passam a ter enorme dificuldade para pagar as faturas emitidas pela Celpa.

Ele também denunciou o fato de a concessionária dispor de apenas uma loja para atendimento aos usuários, localizada no bairro da Pedreira, o que cria mais dificuldades aos usuários na hora que busca a empresa para apresentar uma queixa ou buscar uma negociação.

“Isso é um descaso com a população”, afirmou o vereador.

O requerimento de Toré Lima foi aprovado com os votos de todos os vereadores presentes. A data para a ida à Celpa ainda será marcada. A Câmara Municipal vai convidar a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, o Ministério Público, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e líderes comunitários e entidades da sociedade civil para integrar a representação que vai à diretoria da Celpa. Veja o vídeo do pronunciamento de Toré Lima, hoje.