sexta-feira, 22 de março de 2019

LIXÃO DE MARITUBA: PARLAMENTARES SE MOBILIZAM EM BUSCA DE SOLUÇÃO


Representantes políticos de Marituba, Ananindeua e Belém participaram da reunião na Câmara Municipal, assim como o Ministério Público e movimentos sociais

Criar uma comissão parlamentar intermunicipal, com representantes do Legislativo de Belém, Marituba e Ananindeua, para acompanhar, propor, debater e apresentar solução ao grave problema que ameaça colapsar os três municípios por conta do fechamento do lixão de Marituba, anunciado para o dia 31 de maio. O lixão é gerenciado pela empresa Revita.

Essa foi a principal medida aprovada ao final de uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Belém, na tarde desta quinta-feira (21/03), por iniciativa dos vereadores Fernando Carneiro (Psol) e Toré Lima (PRB). Participaram do evento os vereadores Rui Begot, presidente da Câmara Municipal de Ananindeua; Manelzinho Rocha, representante da Câmara Municipal de Marituba; Ismaily Bastos Delfino, secretário municipal de Meio Ambiente de Marituba; Ana Maria Magalhães, promotora de Justiça e Meio Ambiente de Marituba, e Júnior Vera Cruz, representante do movimento que defende o fechamento do lixão.

A proposta de comissão parlamentar intermunicipal foi apresentada pelos vereadores Toré Lima e Fernando Carneiro, e deverá ser votada na pela Câmara Municipal de Belém, na próxima segunda-feira (25/03). As câmaras municipais de Ananindeua e Marituba deverão fazer o mesmo.

Buscar apoio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e do Governo do Estado está entre as estratégias da comissão para alcançar sucesso no esforço de buscar alternativa ao lixão de Marituba.

Outras comissões – O iminente fechamento do lixão de Marituba, anunciado para o dia 1º de maio, está causando movimentação no meio político. Na próxima segunda-feira (25), a Alepa vai realizar audiência pública para discutir o assunto e colher sugestões. A iniciativa é da vereadora Marinor Brito (Psol).

Na quarta-feira passada (20), a Câmara Federal aprovou a criação de comissão especial que vem ao Pará para se juntar às comissões parlamentares locais com o mesmo objetivo. A comissão da Câmara Federal é integrada pelos deputados Edmilson Rodrigues (Psol), Celso Sabino (PSDB), Beto Faro (PT), Vavá Martins (PRB) e Cássio Andrade (PSB).

Mais sobre a audiência pública de ontem, leia em http://www.cmb.pa.gov.br/parlamentares-se-mobilizam-por-solucoes-para-o-aterro-sanitario-de-marituba/