quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

VEREADOR PROPÕE LEI QUE INCENTIVA EMPREGO A JOVENS E ADOLESCENTES

 Toré Lima: "O sucesso desta iniciativa será visto na redução do número de jovens e adolescentes arregimentados pelo crime organizado e em maior permanência destes na escola, contribuindo para a formação de uma geração mais saudável, segura e feliz” (Foto 2 apenas ilustrativa)

Incentivar a geração de emprego para jovens e aprendizagem profissional para adolescentes de Belém, através da concessão de um título honorífico a empresários e benefícios fiscais para empresas participantes. É isso o que propõe projeto de lei apresentado à Câmara Municipal de Belém pelo vereador Toré Lima (PRB), durante sessão ordinária na manhã desta quarta-feira.

Pela proposta, o título “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente” será criado para homenagear empresas que gerarem e efetivamente preencherem, no tempo de um ano, vagas de emprego e aprendizagem para jovens e adolescentes, sendo pelo menos cinco vagas por pequenas empresas e oito vagas por médias e grandes empresas. O título será emitido pela Fundação Papa João XXIII e pelo Gabinete do Prefeito de Belém.

As empresas homenageadas receberão a honraria durante a primeira quinzena de janeiro, em evento da programação do aniversário de Belém, celebrado no dia 12 de janeiro. Elas também poderão receber benefícios fiscais do Município de Belém, na forma da lei.

As empresas candidatas farão adesão ao título através de inscrição junto à Fundação Papa João XXIII, voluntariamente ou através de suas entidades representativas. Para habilitar-se ao título, seus representantes deverão apresentar relatórios comprovando a geração das vagas de emprego ou de aprendizagem. Também poderão ser agraciadas com o título empresas que mantenham parcerias com outras entidades executoras de programas de inclusão e formação profissional, para contratação de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, na modalidade adolescente aprendiz.

“Se já tivéssemos, hoje, uma lei como esta, certamente que não teríamos tantos jovens e adolescentes sendo recrutados pelas facções criminosas que atormentam a nossa sociedade”, afirmou o vereador autor da proposta. “Toda crise econômica, como esta que vivemos no momento, causa com fortes impactos sociais negativos. Os jovens e adolescentes são os mais atingidos, não apenas pelas frustrações e sofrimentos que eles sofrem, mas também pela atração que a criminalidade exerce sobre eles, com promessas de ganhos fáceis e rápidos”, analisou Toré Lima.

Na defesa que faz da sua proposta de lei, Toré Lima afirma que o projeto é de grande interesse das empresas, especialmente àquelas que valorizam o marketing social.

“Os consumidores são muito simpáticos às empresas que participam de programas públicos de inserção social e de valorização profissional, ou que têm programas sociais próprios”, afirmou.

Toré Lima afirmou estar confiante no apoio dos demais vereadores à sua proposta, pelo propósito de enorme alcance social que o projeto de lei pode alcançar.

“O bom sucesso desta iniciativa se traduzirá, certamente, na redução do número de jovens e adolescentes arregimentados pelo crime organizado, em maior permanência destes na escola, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a formação de uma juventude e adolescência mais saudável, segura e feliz”, finalizou.