segunda-feira, 12 de março de 2018

CÂMARA MUNICIPAL VAI DEBATER TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Belém foi, em 2017, a décima cidade mais violenta do mundo, entre aquelas com mais de 300 mil habitantes, com o registro de 1.743 assassinatos, na frente de Rio de Janeiro e São Paulo

A Câmara Municipal de Belém (CMB) vai realizar, na próxima quinta-feira (15/03), sessão especial para debater o tema Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e superação da violência”. A sessão acontecerá a partir das 9h da manhã. A iniciativa é do vereador Toré Lima.

A Campanha da Fraternidade de 2018 foi lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã do dia 17 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba.

"A escolha do tema da Campanha da Fraternidade deste ano está diretamente associada aos níveis assustadores que alcançou a violência em todo o País. Belém e sua região metropolitana contribuem enormemente para esses escandalosos níveis, o que torna os seus cidadãos vítimas diretas do descontrole a que chegou esse grave problema", afirmou Toré Lima, ao justificar sua iniciativa.


Belém foi, em 2017, a décima cidade mais violenta do mundo, entre aquelas com mais de 300 mil habitantes. No ano passado, Belém registrou 1.743 assassinatos, o representa uma taxa de 71,38 mortes para cada 100 mil habitantes. O levantamento é da organização civil mexicana Segurança, Justiça e Paz.


Entre as cinquenta cidades mais violentas do mundo, 17 são brasileiras, entre elas Natal (RN), Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES), além de Belém. Todas apresentaram números de assassinatos superiores aos de Rio de Janeiro e São Paulo. 

Para a sessão, a Câmara Municipal emitiu convites ao arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, e o vigário geral da Arquidiocese de Belém e coordenador geral da Campanha da Fraternidade, monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata. Também foram convidados o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Luis Fernandes Rocha, o delegado geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino de Souza, o comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Hilton Celson Benigno de Souza, além de representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará e da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário