segunda-feira, 18 de junho de 2018

TUCUNDUBA: MORADORES INDIGNADOS COM ATRASO NAS OBRAS DE DRENAGEM

Toré Lima: "A realidade nos bairros do Marco, Terra Firme e Canudos, no período chuvoso, as ruas são inundadas e as pessoas perdem móveis, utensílios e até parte de suas casas. Elas perdem, principalmente, sua dignidade”.

Acelerar a segunda etapa das obras e antecipar a licitação das obras da terceira etapa do projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba foram as principais reivindicações apresentadas ao governo do Estado por entidades e moradores da área de abrangência do projeto, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Belém, na manhã da última sexta-feira (15/06), a pedido do vereador Toré Lima (PRB).

Na avaliação do vereador,  o atraso na conclusão da obra já penaliza a população há muito tempo e por isso é preciso que haja uma mobilização efetiva para agilizar o projeto. O engenheiro Sérgio Paixão representou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela obra. Ele afirmou que a segunda etapa da obra será concluída no dia 31 de agosto deste ano.

"A gente tem visto a realidade dos bairros do Marco, Terra Firme e Canudos no período chuvoso, onde as ruas são inundadas, as pessoas perdem seus móveis, seus utensílios e até parte de suas casas, mas,  principalmente,  perdem sua dignidade”, disse Toré.

O parlamentar reconhece que o trabalho realizado pelo Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) está avançando, mas lamenta o atraso de uma ano.

"Com esse atraso, a previsão de conclusão da segunda etapa, até a Mundurucus, é para abril de 2019, e a gente está fazendo esse movimento pra que o governo, que prometeu uma licitação até o final do ano da terceira etapa, possa fazer isso de imediato, porque dinheiro em caixa tem. O que a gente quer é que essa licitação seja feita de imediato, para que a obra continue e uma outra empresa possa fazer a terceira etapa paralelamente à segunda, de forma que no próximo inverno a população, principalmente de Canudos e Marco, já não vá mais para o fundo, como aconteceu este ano, literalmente”, declarou o parlamentar.

O morador Ronaldo Brito expressou a indignação dos moradores com os constantes alagamentos nas áreas da bacia do Tucunduba. 

Muitos moradores dos bairros envolvidos compareceram à audiência pública na CMB com o objetivo de obter respostas e soluções urgentes para problemas cotidianos, como os que foram relatados pelo vice-presidente do Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos, Ronaldo Brito. Morador da Rua Cipriano Santos, Ronaldo disse sentir na pele as consequências do atraso das obras.
"Hoje em dia, apenas uma hora de chuva é suficiente para alagar a rua, isso porque canal e rua estão no mesmo nível e nunca houve manutenção ali. No máximo, uma limpeza que não resolve o problema. O resultado é que casas que há dois ou três anos não enchiam, agora vão para o fundo também. A situação é desesperadora. Posso dizer isso sem medo de errar”, desabafa o morador, que já perdeu sofá, geladeira, computador e outros bens por causa das enchentes.

Fonte: http://www.cmb.pa.gov.br/moradores-reivindicam-agilizacao-das-obras-do-projeto-de-macrodrenagem-do-tucunduba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário